quarta-feira, 18 de abril de 2007

Diz o roto ao nú

De vez em quando espancar uns quantos macaquinhos do nosso sotão permite-nos chegar a conclusões interessantes. Hoje o tema de conversa ao almoço foi "Pancadas: quem não as tem?" Não estou a falar de manias do tipo de não conseguir ver uma caneta destapada ou ter de ter os frascos na banheira alinhados, ou não conseguir estar 5 minutos a ver o mesmo canal de televisão. Estou a falar de doenças psiquiátricas: malucos, passados, xonés. No espaço de uma hora foram postas em cima da mesa as histórias de 6 pessoas com graves distúrbios psiquiátricos. Uma não se sabe bem porquê mas desde correr atrás dos colegas com sacos de supermercado na mão para lhes bater, a acusar outros de assédio sexual por lhe desejarem bom dia, há de tudo... Outro é bipolar mas não assume então deixou de tomar a medicação. Outra passou-se desde que teve um acidente de avião e foi a única sobrevivente. Outro come em público com um babete de criança. Outro começou com problemas de insónias e passou-se ao fim de não sei quanto tempo sem pregar olho....

Podia continuar aqui eternamente... A verdade é que não há ninguém que hoje em dia não conheça quem um belo dia simplesmente tenha flipado. Novos, velhos, homens, mulheres... estamos todos passados. Sim estou a incluir-me no grupo, a verdade é que todos nós temos pancadas mais ou menos graves e às vezes assusto-me com a facilidade com que se passa aquela "thin red line". Gozem, gozem, mas há sempre um início para estas coisas e nunca se dá por ele! Quem é que me garante que os meus macaquinhos não são já um granda jardim zoológico? Uma selva? Uma comunidade de gorilas?

Tenham a coragem de contar a vossa pancada mais estranha. Daquelas que envergonham mesmo. Eu chego-me à frente: desde pequena que não consigo vestir a parte de baixo da roupa sem ter vestido a de cima primeiro. Parece que me estão a partir pela cintura. (trje!trjeee!!trje!trjeee!!= chicotadas)

6 comentários:

André disse...

Eu até estou disposto a dizer, mas tenho medo...receio chocar este blog! Receio que a partir do momento em que eu disser, tudo venha abaixo, toda a crença que há neste conjunto de macacas, neste sotao, neste blog! Enfim...mas já que veio à baila e se trata de um desafio...a minha pancada (uma das...) é tirar macacos do sotao, mas são os meus macacos....é o meu sotao...não me levem a mal queridas macacas!! :))

macaca bzana disse...

Pancadas... tenho tantas! Uma delas é atirar-me para o chão!!! :))
Outra é fugir dos pombos... odeio pombos! tenho q passar para o outro lado da rua!
Outra é não passar por cima das grelhas (respiradores do metro, por exemplo) que existem no chão/ nos passeios... um dia aquilo pode cair!!!
E tenho outras... mas não posso dizer tudo! A minha moral fica arrasada! :))

macaca bzana disse...

André adorei o: "queridas macacas!" ehehehe
A tua pancada não me é estranha... porque será?!! :))

macacãozão disse...

Tirar macacos do nariz, é muita bom pááááá´!!!!! :-))))

Anónimo disse...

Bem, eu estava à espera de revelações bombásticas... Limpar o sótão e não passar por cima das grelhas da rua eu também faço... :S

Estava à espera de laivos de necessidade de psicoterapia. Porque acho que andamos todos à tona da água e basta um empurrãozinho para ficarmos do lado de lá. Um empurrãozinho. Experimentem sobreviver a um ataquezinho de ansiedade (não é preciso mais) para ver como a loucura está tão perto... :S

Anónimo disse...

Ah! Adorei as onomatopeias! Trjeee! Trrreejjjeee!