terça-feira, 12 de junho de 2007

Tenham santa paciência!

Chamem-me conservadora, tradicionalista, o que quiserem...
Mas alguém é capaz de me explicar qual é a lógica de existirem casamentos de Santo António apenas pelo registo civil!!???

Então mas não é suposto que as pessoas que se casam nesse dia o façam por terem uma devoção especial pelo dito, que para além de santo casamenteiro, é o padroeiro da nossa bela Lisboa e tem fama de ajudar a encontrar objectos desaparecido (é assim a modos que uma espécie de secção de Perdidos e Achados do Céu)? E não é também evidente que quem sente tamanha devoção por um santo católico e queira receber a sua benção no dia do casório o faça dentro de uma igreja? Pode ser impressão minha, mas eu achava que esse seria o local indicado para quem sente devoção por santos, que por acaso até são católicos...

Já não digo que às noivas se faça um teste médico (como se fazia nas primeiras edições dos Casamentos de Santo António), para ver se as moças são mesmo dignas de levar o véu e a flor de laranjeira no cabelo... Também pouco ou nada me choca que os casais já sejam pais de uma prol de filhos que quase não cabe na Sé ou que se tenham conhecido no lar da terceira idade depois de terem enviuvado...
O que realmente não compreendo é que haja Casamentos de Santo António apenas pelo registo civil... É que não me entra na cabeça...

Tenham santa paciência!!!

8 comentários:

Anónimo disse...

A sério que faziam testes às meninas casadoiras? LOL!! Não sabia dessa!

Quanto ao resto, já nada me choca. O Natal também não virou quase e só troca de prendas?

Anónimo disse...

Já vos disse que adoro os últimos fundos? A Banana Chiquitita era linda. Mas estas 3 macaquinhas estão demais!

Nana disse...

Pois, estou completamente de acordo contigo. Ou são católicos e casam pela igreja ou então não deviam ser incluidos nas noivas de santo antónio. Não tem lógica nenhuma isto do casamento civil. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades (ou coisa parecida)mas isto acho demais.

DR disse...

é uma forma de compensar o deboche da véspera de santo António, com sardinha e cerveja a rodos pelas ruelas de Alfama.

e sempre dá um toque de modernidade à coisa, porque se obrigassem o pessoal a casar pela igreja o mais certo era a cerimónia ficar às moscas.

apenas um reparo, o dito não é o padroeiro da capital. esse papel cabe ao Vicente.

macaca grava-por-cima disse...

Tens razão dr, o patrono é São Vicente, mas aquele a quem a devoção dos alfacinhas é mais dedicada é ao St. António de Lisboa!
Atenção que nem todos os casais casam apenas, pelo registo civil, muitos deles vão casar ela igreja. E os casamentos são hoje e não amanhã... o que tb é um bocado estranho!

macaca disse...

Estranho nada, é para se poderem embebedar na noite de Sto Antonio sem perigo de faltar à cerimónia. Ou entao é para esquecerem logo a cerimónia... eheheheh

André disse...

Cara macaca-grava-por-cima, não querendo desvalorizar o seu post, que é aliás bastente actual, tenho a impressão que esses casais de Santo António se casam sob duas cerimónias: civil e igreja!

Pelo menos foi o que me apercebi ouvindo por aqui as noticias desse país longínquo!!

macaca grava-por-cima disse...

Sim, mas há alguns q só casam mesmo pelo civil, nem sequer põe os pés na igreja. Dos 16 casais que este ano deram o nó, 5 fizeram-no apenas pelo registo civil