quinta-feira, 19 de julho de 2007

Laranjas? Os tomates!


Todos os dias tenho um "baquezinho" matinal ao ler os jornais. Hoje foi um mito que foi pelo cano da retrete abaixo, mais uma vez pela mão do El País.

Lembram-se da vossa mãezinha a chagar-vos a cabeça com a importância de "comer laranjas porque a vitamina C é essencial, porque senão passas o inverno doente" e "como é que tu não hás de andar nesse estado se não te vejo comer uma laranja sequer?" e e injecções morais do género? Até me lembro de umas pastilhas para dissolver na água que eram verdadeiras bombas de vitamina C! Com aquilo não havia mal que entrasse e se entrasse é porque não tinha nada a ver com a boa da vitamina C, que essa estava lá de certeza.

Pois bem. ERA TUDO UMA CABALA!!!

Hoje confirmei a minha teoria de que na verdade as laranjas e as pastilhas para dssolver naágua eram na verdade a forma que eles encontraram de nos fazer lavagens cerebrais para não fazermos perguntas inoprtunas, ou então de nos sedarem para não termos sempre vontade de fazer ou ter alguma coisa diferente. CA-BA-LA!

Se o El Pais escreve eu acredito, e nuestros hermanos dizem que "Las conclusiones revelan que la ingesta de esta sustancia no reduce el riesgo de la mayoría de las personas de resfriarse. Asimismo, tampoco mejora los molestos síntomas ni disminuye los días de convalecencia".

MAIS: "Estos datos cambian cuando se trata de gente que realiza ejercicio físico extremo o, bien, en cuando la temperatura es muy baja. En estos casos, la vitamina C sí es útil. Así lo comprobaron entre 642 atletas, esquiadores y soldados haciendo ejercicios en un ambiente frío, ya que la ingesta de suplementos de vitamina C redujo en un 50% la posibilidad de resfriarse."

Alguém aí é ou já foi ou pensou em ser soldadinho ou atleta de alta competição? Alguém aí desse lado é ou já foi ou já pensou em ser soldadinho ou atleta de alta competição NO POLO NORTE???

Bem me parecia.

CA-BA-LA. tenho dito.

3 comentários:

macaca grava-por-cima disse...

Estes estudos científicos, pah... é sempre a mesma coisa... Classe mais competitiva esta dos investigadores/cientistas/nerds... Se há um estudo científico que diz "x", vamos lá investigar até conseguir desdizer os gajos!!! São incríveis!!!
Olha, como kiwis que diz q têm muuuuuuita vitamina C (até ao dia em que um bando de cientistas venha dizer o contrário)...

Filipa P. disse...

Mas que tristeza sinto dentro de mim, pensar que para além de o factor de não me constipar sempre me entupiram com todos esses complexos de vitamina C para ganhar fome e deixar de ser um pardalito a comer e para encher as peles.
Agora só faltava dizerem que também andei a engolir o óleo de figado de bacalhau sem nenhuma vantagem!!!! Há coisas que não deveriam ser reveladas!!!

Anónimo disse...

Pois foi. Ontem, ao volante do meu bogas, também ouvi a notícia.

MAS EU JÁ SABIA METADE DO SEGREDO! Já há anos que me tinham dito que para as laranjas prevenirem constipações tinham de comer toneladas, por causa da parca concentração de vitamina C.

Agora, nem laranjas nem vitamina C em suplementos alimentares...

A seguir vão provar o quê? Que há mesmo vida em Marte?