quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Absolument, Croix Rouge!


Agora sim, a minha vida faz sentido.
Um ano depois de ter seguido uma formação para socorrista da Cruz Vermelha, recebi o meu diploma e o respectivo cartão de identificação a apresentar em caso de emergência. O facto de ambos terem o meu nome mal escrito não deve invalidar de maneira nenhuma os poderes que assim me são concedidos. Ele é reanimação cardiopulmonar, ele é manobra de Heimlich, ele é ligaduras e talas, choques electricos e envenenamentos, eu socorro pobrezinhos, esgraçadinhos e desinfelizes e tudo isto sempre vestida a rigor com a minha bata branca que oooops encolheu na máquina e não deixa muito espaço à imaginação porque deixa metade do rabo à mostra e que só tem botões do diafragmapara baixo. Queriam!!!! Seus porcos.
A única coisa que tenho para partilhar convosco são umas lições de vez em quando, que vos podem salvar a vida. Pronto, que vos podem poupar umas idas ao médico.
Lição n.°1:
OUVIDOS ENTUPIDOS
Situação: entrou agua para os ouvidos
Reacção estúpida: enfiar cotonetes, dedos, canetas e hastes de óculos ou chaves do carro tímpano dentro para ajudar a limpar a agua.
Resultado óbvio: o objecto escolhido vai empurrar a cera (sim,temos todos) para dentro do ouvido e tapar a saída da agua, que desta forma fica lá sugadita até o médico resolver a questão com um aspirador que é tudo menos agradável.
Solução inteligente: deitar a cabeça para o lado do ouvido que tem agua e esperar o tempo que for preciso até a agua sair. Sim, sai sempre.
E com esta me despeço, até ao próximo programa.

6 comentários:

sandra disse...

Quando é que podes vir cá ao escritório dar umas aulas práticas?????
Eu o António adoramos essas coisas!!!!

macaca grava-por-cima disse...

Eu tb tenho um diploma em SBV (Suporte Básico de Vida), toma toma!!! Mas o meu não é da Croix Rouge... Pronto, é menos fino, é do INEM!
Se queres que te diga também já não me recordo muito bem do algoritmo de sobrevivência, nem de quantas insuflações e compressões são necessárias... Nunca mais me esqueci foi de onde fica o apêndice xifóide!! Gostei de fazer o curso, mas confesso q a ideia de ter que pôr em prática aquilo q aprendi me aterroriza...
Ainda assim, em caso de emergência, estas duas macacas estão à vossa disposição!!

macaca grava-por-cima disse...

Quanto à água no ouvido, tb já ouvi dizer que resulta pôr uma gotinha de álcool (daquele mais fraquinho que se compra na farmácia) diluída em água lá para dentro... Acho que é tiro e queda para soltar a água q está lá dentro a chatear...

Anónimo disse...

agora só falta tirares um curso de salva-vidas. quando isso acontecer ofereço-te um fato de banho igual ao da Pamela. assim podes vesti-lo nos dias pares e deixar a micro-bata para os ímpares.

sandra disse...

Que bom saber que temos 2 macacas à disposição!!!!

Anónimo disse...

Mas eu já tenho o fato de banho igual ao da Pamela, nunca o viste porque nunca precisei de te salvar a vida. O auge seria eu chegar na minha bata com o fato de banho por baixo... Ai menina que eu tou tao maaaaal....