terça-feira, 4 de setembro de 2007

Ao S.Bartolomeu do Mar ou dá aqui uma mãozinha fáchavor


Ver o telejornal da RTPi de manhã dá-me um gozo especial. Há sempre uma história que me faz pensar em como somos um povo engraçado. Hoje foi a reportagem sobre o dia de Sao Bartolomeu do Mar. Reza então a lenda que se as crianças devem ser mergulhadas neste dia nas àguas do Atlântico para "afastar efeitos demoníacos como o medo, a gaguez ou a epilepsia." Mas não é um mergulho qualquer, tem de ser contra as ondas e há que contá-las porque tem de ser em número par. Ou número impar, já não me lembro. Esqueceu-se-me.

Mas não fica por aqui. ANTES do banho, a criança deve dar umas voltinhas à igreja da paróquia com uma galinha preta ao colo, que para facilitar a vida da população, é alugada ao dia - porque a vida tá cara e as galinhas já não são o que eram.

E o mais delicioso: os testemunhos dos participantes.

"Entao porque é que participa Sra Olinda?" "Ah eu quando estive grávida do meu piqueno foi muito difícil, mas depois correu tudo bem, entao eu agora trago-o aqui todos os anos para perder o MEDO". "Mas perder o medo de quê?" "Ah,então, o medo. O medo, prontos. Mal num vai fazer num é??"

Nem mais, Sra Olinda. E se houver uma criança de 27 anos com medo de fazer figura de burra num certo e determinado exame e perder a oportunidade de uma vida, importa-se de a mergulhar? Só o chlap chlap. Agradecida, sim?

4 comentários:

macaca bzana disse...

oh pá eu não vi... que pena!!!
Mas macaquinha fica descansada... eu darei um mergulho por ti no fim de semana para não teres medo! :)

macaca grava-por-cima disse...

Eu vou fazer uma oração acompanhada de um chlap chlapzinho só por ti amiga!

Nana disse...

Por acaso eu também vi essa reportagem! A mergulharem as crianças à força, assim é que perdem o medo! Achei que isto já não existia! E depois é a tradição, coitaditos dos miúdos!

macaca grava-por-cima disse...

O Tom Cruise tb foi apanhado pelos paparazzis a fazer o mesmo à sua filhota Suri. A miuda com um colete em pleno alto mar e ele a obrigá-la, entre choros e berros, a atirar-se para dentro de água. A miuda tem uns 2 anos