quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Classical Star

Ontem tive um raro momento de transe em frente à televisão.

Quem me conhece sabe que a caixinha mágica tem pouco efeito em mim: informação, um filme ou outro e chega. E de vez em quando, do zapping já mecânico, salta uma ou outra imagem que me prendem a atenção de uma forma estranha. Sras e Srs, apresento a Classical Star Academy!

Ontem foi o 1° episódio, por isso deu para perceber que o formato não é muito diferente dos programas do mesmo género. Centenas e centenas de candidatos, 19 finalistas dos quais ontem foram seleccionados 9 para permanecerem numa Academia de Música Clássica em regime de internato, num cenário Hogwartiano! A receita é, como disse, a mesma da OT e afins: todas as semanas são nomeados 2 concorrentes, 1 sai.

Bom, mas se até agora basicamente do que contei só se pode concluir que é "vira o disco e toca o mesmo", qual é a piada do Classical Star Academy? Os miúdos. Eles. A dedicação à música, a genialidade. O clarinetista cuja mãe teve de vender a casa e mudar para uma mais pequena para poder pagar-lhe aulas particulares. A violinista que não pestaneja quando lhe perguntam: "What if you can't make it?"Óbvio: "My life would end". Aquela sensação que transmitem de viverem para a arte deles, seja um piano, um violino, um oboé, um saxofone. A comunicação perfeita, a sensação de simbiose total. Aquilo é amor, é paixão, é tudo numa relação.

Às 3as, às 22h (hora de Londres) na BBC 2.

4 comentários:

macaca grava-por-cima disse...

Bom, por cá continuamos a ter coisas menos clássicas como a OT 3 (em que os alunos parecem todos saídos dos Morangos com Açucar) ou a Família Superstar (que nem sei bem por onde comentar, se pelos concorrentes, se pelo júri, se pelos apresentadores...)

Mosqueduda disse...

hmmm..tenho de ver isso, agora q sou uma miuda capitalista com tv cabo instalada chez moi :D

Anónimo disse...

E tu vais participar com o teu pifaralho???

Anónimo disse...

Hum... tinha de haver algo sobre clarinetes pelo meio... LOL!