sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Pérolas a porcos

O Público de hoje presenteia-nos com um curiosíssimo texto de uma docente da Faculdade de farmácia chamada Margarida Castel-Branco. É verdade, ela não tem culpa mas é inevitavel deixar o raciocínio escapar de imediato para figura como a de José Castelo Branco (reparem na mestria com que omiti o artigo definido o/a), Luisa Castel Branco e até mesmo a boa da sua filha. (vaca).
Nesta verdadeira pérola da literatura, são apresentados vários argumentos para não celebrar o 1° aniversário do 11 de Fevereiro, data do referendo sobre a despenalização do aborto em Portugal. A minha primeira dúvida surge logo no título. Será que a sótoura sabe de alguma coisa que nós não sabemos? Alguém estava a organizar uma festa e não avisou ninguem? Mas pela cabeça de quem é que passaria "celebrar" esta data?? E em que é que consistiria a dita celebração? Tudo a abortar ao mesmo tempo? Já estou a imaginar a corrente de emails: "Junta as tuas amigos no proximo dia 11 de Fevereiro às 21 horas e vamos todos abortar por um mundo melhor!" (No final poderia até haver uma referência aquele brilhante momento da TV portuguesa: "Vou ao cinema, está esgotado, vou abortar!" )

Mas não, nem email, nem folhetos, nada. Não soube de nada. Mas como de qualquer das formas fiquei curiosa, continuei a ler o texto. E fiquei logo esclarecida no primeiro parágrafo. A informação é tanta que até tive de reler 3 vezes para perceber:

"Os números, curiosamente, estão aquém do esperado: a estimativa era de 20 mil abortos por ano, mas tudo aponta para que esse número não ultrapasse os 10 mil. Mas ainda é cedo para tirar conclusões. O que é certo é que o aborto, agora legalizado, não é mais uma causa feminista."

Perceberam? Leiam lá outra vez! Ainda não perceberam a lógica? Eu também não.

A dúvida persiste: "Afinal, praticar ou não um aborto terá as mesmas consequências?" Até fiquei com a cabeça a andar à roda com a dúvida! E toda a argumentação da sótoura para não celebrar o já referido 11 de Fevreiro assenta nas conclusões de um encontro de especialistas de várias áreas sobre "o impacto do aborto na saúde da mulher".

E a grande conclusão é que: "Actualmente, a síndrome pós-aborto - considerada como sendo um tipo de desordem de stress pós-traumático - é internacionalmente reconhecida."

Posso estar enganada mas a depressão pós parto é reconhecida há bem mais tempo, isso quer dizer que também não devemos dar à luz? O que poderemos fazer para evitar este problema? Fazemos força para dentro quando rebentarem as águas?

Mas guardem lá os foguetes e as máscaras e as garrafas de champanhe que já estavam a preparar para as celebrações do 11 de Fevereiro, porque há mais: "A associação do aborto induzido com o aparecimento de diversas doenças mentais - entre as quais ansiedade, depressão, irritabilidade, explosões de agressividade, incapacidade de manutenção de relações conjugais, dificuldade de relacionamento com outros filhos que vêm a seguir, comportamentos neuróticos, esquizofrenia, doença bipolar - é uma realidade para a maioria das mulheres que praticam um aborto."

Gostava de saber como é que conseguiram definir que estes sintomas estavam exclusivamente associados ao aborto, porque eu sofro do mesmo várias vezes durante o mês (ok, durante o dia) e não me parece que esteja associado com aborto nenhum. Admito que alguém algures no planeta esteja a abortar nesse preciso momento, mas...

As mesmas dúvidas surgem quando enumera os efeitos secundários da pílula abortiva: "desconforto e dor abdominais, náuseas, cansaço e dor no peito, enquanto logo após a toma da prostaglandina começam as cólicas uterinas fortes, os espasmos (dolorosos), as náuseas e os vómitos, a diarreia, os tremores e a febre, as tonturas e as crises de hipotensão. Numa segunda fase, os efeitos secundários podem ser levados a tal extremo que se convertem em complicações. (...)" Tem a certeza que leu a bula certa? É que o medicamento que tomei por causa da úlcera do estômago tinha os mesmos efeitos...

Não quero de maneira nenhuma comparar um aborto a uma dor de barriga, mas este tipo de argumentação básica (a que assistimos ao longo de todo o período de debate/reflexão que antecedeu o referendo) não leva ninguém a lado nenhum. Argumentos como o da Lídia Jorge na onda do "o corpo é meu, eu é que decido o que faço com ele" muito menos!

Se não têm nada para dizer não digam. Mais facilmente vos agradecem do que por argumentações destas.

14 comentários:

macaca grava-por-cima disse...

Até estou a estranhar ainda não ter recebido um press release a convocar a imprensa para a festa/comemorações/rambóia/efeméride alusiva ao 11 de Fevereiro: o 1º aniversário do referendo à lei da IVG.

Com certeza que já deve haver uma qqr agência de comunicação a tratar disso!!!

macaca bzana disse...

E eu? E eu? Que organizo eventos e supostamente sei das festas todas??? Ninguém me disse nada??
Acho incrível!
Amuei!

macaca grava-por-cima disse...

eu achava giro uma coisa do tipo bebé do ano, mas em versão IVG do ano!!
A primeira afazer um aborto nesse dia ganhava uma IVG grátis a usar na próxima vez... Ou uma pílula do dia seguinte!!!

Anónimo disse...

Olhem, eu fiquei baralhada... Ansiedade, irritabilidade, explosões de agressividade, comportamentos neuróticos, desconforto (muitos!!!), dores abdominais, náuseas, cansaço... eh pá, eu sinto isto tudo (e muito mais...) e estou exactamente na situação oposta à do aborto... Agora a sério, como é que ainda deixam que haja gente desta a escrever para os jornais?!
Ah, já agora, se houver festa eu tb quero ir! :)

macaca grava-por-cima disse...

Tu não podes... LOL Então uma mulher com um panção desses a querer ir para uma festa da IVG... LOL

Ideiafix disse...

Eu, como não posso fazer nada disso, vou ao cinema!

Anónimo disse...

Eu vou lá manifestar que, embora a minha opção não tenha sido essa, concordo que ela exista e festejo a sua despenalização.
E se há prái macacas q tenham alguma coisa contra a minha pança, têm bom remédio, façam um ;)

macaca grava-por-cima disse...

Eu não tenho nada contra a tua pança, muito pelo contrário... ;-) Esse macaquinho/a tem um revestimento lindo... LOL

Anónimo disse...

A macaquinha gpc é uma querida!
(as outras duas macaquinhas tb são!!!)
:)

Anónimo disse...

Eu diria que essa sótoura tem uma lógica digna de aborto.

Diria mesmo, reset.

Unknown disse...

Querida Semi-Nómada, milhares de parabéns pelo teu panção!ainda não tinha tido oportunidade de te felicitar (só há pouco tempo é que descobri a tua identidade lool), por isso utilizo o blog das macacas para o efeito :D muitos beijinhos de Parabéns!!!

quanto ao post..so me ocorre um sabio provérbio português "o calado vence sempre!"

macaca grava-por-cima disse...

O Calado era aquele jogador do Benfica não era??? Ora, esse provérbio está desactualizado pq o Benfica está bem longe de vencer sempre!!! LOL

André disse...

Epa compreendo que não haja razões para festejar!! BOLAS!! Sou um gajo ligado aos números e levo-os muito a sério!
Então fazem-se previsões de 20 mil abortos e só se fazem 10 mil?? Mas o que é isto? Agora que é livre, as meninas acanham-se? Vá....toca tudo a abortar e, quando chegarmos ao número 20 mil...aí sim...festa e IVG grátis!!

Anónimo disse...

Obrigada, Maria! :)
Beijos para ti