sábado, 16 de fevereiro de 2008

Évora

Foi onde o meu trabalho me levou na sexta-feira passada.
E para além de um maravilhoso dia de sol e de um almoço repleto das inigualáveis delícias da gastronomia alentejana, tive oportunidade de ir espreitar uma exposição de gravuras de Salvador Dali, patente na Fundação Eugénio de Almeida.

Dali: O Divino Ilustrador é o título da mostra desta faceta menos conhecida do pintor catalão surrealista do início do século XX.
A exposição é composta de alguns trabalhos que Dali desenvolveu tendo como inspiração Dante Alighieri e a sua épica obra A Divina Comédia. O trabalho surgiu a pedido do governo italiano pela comemoração dos 700 anos do Nascimento de Dante.
O acervo desta exposição, proveniente de uma colecção privada, é constituído por 100 gravuras produzidas por Dali que traduzem os 100 cantos da “Comédia”. Os trípticos simbolizam o paraíso, purgatório e inferno - linha seguida no poema narrativo.

Não deixem de visitar, se tiverem oportunidade... A entrada só custa um euro e o próprio espaço cultural é muito agradável (com uma cafetaria e um loja muito simpáticas).

Está patente até 4 de Maio.



Sem comentários: