terça-feira, 22 de abril de 2008

Taxista filósofo


Em virtude da profissão que desempenho (sempre desejei começar uma frase por esta bela expressão "em virtude de...") desloco-me, amiúde, de táxi.

Como é de todos sabido, os senhores que conduzem estas viaturas apresentam idiossincrasias muito próprias e, deixem-me que vos diga, já me deparei com as mais surreais que possam imaginar... Mas a última é digna de um relato aqui no sótão!

7h da manhã, sábado, percurso Entrecampos-Gare do Oriente...
Não sei bem como, a conversa foi parar ao facto de o sr. ter estado na guerra do Ultramar.
Logo aqui eu deveria ter desconfiado... Depois da frase "Sabe menina, eu estive na guerra..." tudo é possível...

Mas a coisa melhorou (ou piorou, não sei...) quando o sr. resolveu contar a sua história sui generis de ter sido adoptado por uma família japonesa e, como tal, criado de acordo com a cultura do Império do Crisântemo.

Que "a filosofia zen dos japoneses é que é boa!"...
Que "os japoneses obedecem ao mestre, mas não cegamente, podem sempre avaliar as suas opiniões"...
Que "o budismo e o hinduísmo blah blah blah blah"...

Mas a cereja no topo do bolo, meus amigos, foi quando o sr. resolve começar a sua frase final com um "Como dizia Confúcio...". Aí meus amigos, foi a custo que reprimi uma gargalhada.

É que um taxista filósofo logo pela manhã é dose!!!
Só a mim!

5 comentários:

macaca bzana disse...

LINDO!!!!
Pensa positivo: se não tivesses apanhado esse taxista, este post nunca teria existido. Elementar, minha cara! LOL

macaca grava-por-cima disse...

é caso para dizer: "Como diria Sherlockholmes..." :-)

André disse...

Parte 1:
Preciosa essa experiência!

Devias ter pedido o telefone de tal personagem. Assim, quando te apetecesse chamavas o motorista filósofo e iriam o caminho todo a discutir literatura....

André disse...

Parte 2:
Mas esse gajo é parvo? Em pleno sábado, no meio de uma jornada e com tanto material futebolistico para falar...fica "confucio" a falar à toa!?!?

Anónimo disse...

LOL!
É dose, é!