quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Unidade na diversidade

Hoje fiquei a saber, através do artigo Legumes tortos de regresso aos mercados do Público, que "Os frutos e legumes de formas e dimensões menos elegantes, como os pepinos curvos, as cenouras nodosas ou beringelas tortas, vão poder voltar a ser comercializados na União Europeia (UE) a partir de Julho, graças ao fim da calibragem obrigatória que foi ontem decretado pela Comissão Europeia".

Isto porque a comissária europeia responsável pela agricultura considera que "Em época de elevados preços agrícolas (...) é absurdo deitar fora produtos perfeitamente comestíveis pela simples razão de que têm uma forma irregular".

Porque se os preços não estivessem altos já não era absurdo deitar fora legumes tortos, certo? Não, errado. Não sei bem se fico aliviada por alguém ter chegado a esta conclusão ou indignada por outra coisa alguma ter sido aceite.

Estranhamente, ou não, as federações agrícolas estão contra porque "o fim do calibre abre a porta à invasão de produtos de menor qualidade provenientes de outras partes do mundo". Conclui-se desta afirmação que: os produtos de menor qualidade vêm de outras partes do mundo e nunca de Portugal e que uma cenoura torta é uma cenoura de menor qualidade.

Quem nunca ficou com azia depois de comer uma cenoura torta, levante o braço! Quem nunca ficou de caganeira depois de comer uma batata com altinhos lance a primeira pedra (mas só pedras, batatas não porque podemos ficar indispostos se não for lisinha)!

4 comentários:

macaca grava-por-cima disse...

Esta história é perfeitamente aberrante... Gostaria de saber quem foi a cabecinha pensadora que baniu os legumes tortos e de dimensões "anormais" dos mercados...
Eu acho que a Associação dos legumes e frutas deficientes deveriam organizar uma qqr forma de protesto... uma manifestação em frente ao ministério da agricultura, por exemplo!!!

Agora a sério, é que o nosso minsitro ainda está a ponderar se vai "acatar" a recomendação da UE, uma vez que os grandes produtores investiram muito dinheiro nas máquinas de selecção de legumes de dimensões apropriadas (eu tb não fazia ideia que existia tal coisa!!!) e agora elas vão ficar paradas...

Valha-nos Santa beterraba!!!

macaca grava-por-cima disse...

Isto faz-me lembrar uma história... (ler com sotaque do Baptista Bastos/Herman José)

A nossa conversa no msn sobre legumes, ervilhinha!!!!
MAs nós somos uns legumes muito bem proporcionados, hum?

;-)

André disse...

Estou de boca aberta! Mas aberta com uma forma que apenas daria para ingerir tomate de pequenas dimensões, sem aroma e com pouca molhenga...

Desculpem-me, mas o problema desses atrasados mentais é não passarem fome! Porque se o passassem, queria vê-los torcer o nariz a uma cenoura "feiosa"....dasse...

macaca bzana disse...

Ontem à noite tive esta conversa com o meu pai... eu sempre achei ridículo e continuo a achar. E a maior parte dos comerciantes também! O grave problema foi que obrigaram os agricultores a investir nessas máquinas de selecção de legumes e agora... caput!
Seja como for, será sempre uma estupidez deixar de consumir um alimento pela sua forma... esta é a minha opinião!