quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

E agora é que me dizes?

28 perfeitos anos

"Ontem, as minhas filhas fizeram 28 anos. Sempre considerei, após pesarosas pesagens e comparações, que é a melhor idade que um ser humano pode ter.Quando tinham 27, calei-me bem calado: não as podia animar. Só ontem, logo à meia-noite, lhes disse que os parabéns que lhes dava era por terem sobrevivido os 27 anos. É uma idade em que não se tem 25 anos há dois anos; em que nem sequer se tem já 26 - uma idade intermédia e desinteressante, em que nem se é jovem nem nada.Mas 28 anos é a idade mais bonita que há. A partir dos 28, o declínio é tão suave - está tão bem concebido até aos 37 - que até a travessia dos 30 é fita. E porquê? Porque o pior ou já passou ou ainda demora muito tempo a chegar. Só a partir dos 37 se compreende porquê. E, mesmo assim, pouco. Graças a Deus. Só sabe quem já teve. 28 anos é 7; é 14; é 21 e, melhor do que tudo, são 28. São todas boas idades, mas difíceis. Com 7 já não se tem 5. Com 14 é um armário que não era aos 11. Com 21 parece tudo ginja, mas o fulgor dos 19 já lá vai. E só não é mais deprimente porque toda a gente com mais de 21 anos está deprimida e mente.Quando elas tinham 2 anos, eu tinha 14 vezes mais anos que elas. Agora que têm 28, nem sequer o dobro tenho. A idade das duas juntas é maior do que a minha (53): é um consolo. Estamos cada vez mais próximos. Chamam-se Sara e Tristana e pode dizer-se que tenho um fraquinho por elas - oh, sei lá - há mais de 28 anos já. "
Miguel Esteves Cardoso in Público, 22.01.2009

8 comentários:

macaca grava-por-cima disse...

O MEC é o MAIOR!!!
Há muito que não me divertia tanto a ler um texto como quando li, recentemente, uma entrevista dele à revista LER.

Quanto aos 28 anos, não podia estar mais certo! A mim, pelo menos, os 28 só me trouxeram coisas boas!!! E dentro de 4 meses já começo a entrar em declínio suave...

Anónimo disse...

Com 24, 25, 26 27 ou 28 a TEC e a SEC levavam tau tau!!! e a partir dos 29 tambem levam mas mais devagar!

jonah disse...

Que delícia!

Anónimo disse...

No outro dia dei comigo a comentar com a minha mºae «já viste que a Macaca no próximo ano já tem 30 anos?». É difícil lidar com a idade dos que nos são queridos porque, no fundo,é uma forma de nos «apercebermos» da nossa!Vejam como eu não usei de novo o termo «lidar», foi de porpósito, ainda não consegui fazê-lo!

macaca grava-por-cima disse...

Ah pois é bebé!!!
Não falta assim tanto para as macacas chegarem aos 30

André disse...

Noto uma onda nostálgica nestes comentários pá!

Até aos 30...gozem a viagem! E, segundo dizem, há vida depois dos 30 também! eh eh eh

Unknown disse...

lool dp dos 30 é q é a abrir :D numero redondinho e auspicioso

A Directora T. disse...

Pois. 28 é que era. Mais um ano faz toda a diferença. A estrada ainda não está inclinada, mas vê-se a suave rampa já ali à frente...