quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A humidade

É com grande alegria que partilho convosco hoje a celebração do Dia das Zonas Húmidas. Para os que desconhecem esta riqueza, passo a citar a página da Confagri...

A diversidade biológica e cultural das zonas húmidas representa a riqueza natural que resulta das inter-relações milenares entre os povos e essas zonas. Essa inter-relação desenvolveu-se pela utilidade das zonas húmidas, como o sustento alimentar e por necessidades culturais (...)

De facto, desde tempos remotos que o Homem tem recorrido às
Zonas Húmidas para seu próprio sustento e lazer(...) . As ZH providenciam uma série de produtos alimentares (como o peixe e o arroz) e não alimentares (como a madeira para construção), criando também grandes oportunidades recreativas e de turismo, desde a observação de aves à pesca. No entanto, é de ressalvar que as ZH são ecossistemas frágeis, pelo que deverão ser explorados cuidadosamente, de forma a manter a sua herança cultural e natural, beneficiando residentes locais e visitantes.

Sou proprietária de algumas zonas húmidas, mas para minha grande pena, em nenhuma delas encontrarão peixe, arroz ou madeira para construção. Contudo, beneficiam sem dúvida visitantes e residentes locais.

Gostaria ainda de agradecer à mana macaca por me ter sensibilizado para este importante fenómeno.

Para terminar, para os mais cépticos, deixo-vos em exclusivo as declarações da presidente da Associação das Zonas Húmidas. Viva as Zonas Húmidas. E a humidade em geral.

13 comentários:

macaca grava-por-cima disse...

Olá, daqui fala a sócia número 333.
Tb eu possuo uma (pensando bem são 2) zonas húmidas e uma delas têm-me dado grandes problemas... É que não há maneira de conseguir enxugar a roupa dentro de casa sem que fique com um cheiro esquisito...

É uma chatice... a humidade...

Anónimo disse...

Eu também tenho uma mas nunca lá tentei secar a roupa!!!!!!!!!!!!! :D Ao contrário da sócia 333, não acho que seja uma chatice a humidade...será que sou diferente?Aproveito para lançar esta dúvida no consultório sexual...

macaca grava-por-cima disse...

Mas é que a minha ZH de secar a roupa é a nº2. Quanto à ZH nº1 não tenho queixas... Até é bom q a humidade esteja instalada, mas sem cheiro a mofo...
Sim, queremos saber o que tem a dupla FixBzana a dizer sobre ZH... LOL

macaca bzana disse...

Este assunto será certamente discutido no próximo Consultório Sentimental!! E teremos muito para falar...
Agora fiquei foi preocupada com a Grava-por-cima... onde andará ela a tentar secar a roupa?? E depois queixa-se do cheiro.... LOL

macaca grava-por-cima disse...

MAU MAU MAU
Bruno Bruno Bruno

Eu já expliquei que está tudo bem com a minha ZH nº1!! E que não há cheiros esquisitos... Isso é coma ZH nº2

macaca grava-por-cima disse...

"com (espaço) a" e não "coma"... Senão não tarda nada estão a dizer que eu tenho alguma zona em coma... q eu já sei como vocês são

macaca bzana disse...

LOL!!! Era pior se tivesses trocado o "m" por outra letra... Aí sim é que te iriamos cair em cima... Salvo seja! LOl
(Estas conversas dão sempre para fazer piadolas! ADORO! LOL)

macaca grava-por-cima disse...

Pois, precisamente... Essa é a ZH nº1!
Para a ZH nº2, eu confesso (os restantes sócios que me perdoem), já usei um desumidificador, mas tb não resultou... Nada como pendurar as coisas no estendal!

macaca bzana disse...

É caso para dizer que tens humidade para dar e vender! Agora, isso de pendurar as coisas no estendal não deve ser muito agradável...

macaca grava-por-cima disse...

A roupa, bzana, a roupa!!!!
Irra, q é preciso dizer tudo!!! LOL

Anónimo disse...

na realidade, todos os problemas do mundo são «derivados à humidade»...
Acho que as zonas húmidas tb merecem um dia especial.

Anónimo disse...

Olá,

eu sou a Zona Húmida e queria agradecer publicamente a vossa atenção.

sinto que a humanidade, em geral, e o ser humano, em particular, ainda não entenderam o verdadeiro alcance da nossa importância.

espero que continuem a criar as condições necessárias para que as vossas zonas permaneçam húmidas, porque quando secam é uma chatice e passa a haver menos zonas húmidas. e isso é uma seca.

quanto a madeira de construção, roupa, galochas, pneus e anzóis, queiram dirigir-se à secção de perdidos e achados.

macaca grava-por-cima disse...

Cara Zona Húmida, chegou atrazada, o seu dia era ontem. Hoje a sua requisição fica sem efeito... ;-)