sexta-feira, 16 de abril de 2010

Cartas na mesa

Porque a palavra deve ser levada a todas, não resisto a copiar descaradamente esta delícia publicada no Correio Preto. Vá, meninas, quero ouvir-vos. Nem vos pergunto quais, mas digam-me quantos requisitos da lista se podem gabar de cumprir!

«A coser. A cozinhar. A ser amável. A ser obediente. A ler livros úteis. A levantar-se cedo. A fugir da ociosidade. A guardar um segredo. A evitar a bisbilhotice. A ser graciosa e alegre. A dominar o seu génio. A ser muito indulgente. A ser a alegria da casa. A cuidar bem dos filhos. A convencer pela meiguice. A não falar antes do tempo. A ser a poesia e a flor do lar. A não ser demasiado ciumenta. A não andar sempre pelas lojas. A tratar de tornar-se agradável. A ter uma grande bondade de coração. A ser o apoio e a força do seu marido. A desposar um homem pelo seu mérito. A ser corajosa em todas as circunstâncias.A saber que o fim da existência é o aperfeiçoamento.»

in catálogo de virtudes femininas do Almanaque Ilustrado de "O Século" de 1898

16 comentários:

Tita disse...

Sou eu, sou eu!!Estão a descrever-me e nem pediram autorização, posso processar?

macaca grava-por-cima disse...

Pensava que em 100 anos se tinham registado mais mudanças...

Rachelet disse...

Bom, visto que não tenho marido nem filhos (o cão conta?) e que nem sequer gosto por aí além de poesia (muito menos no lar)... acho que não cumpro nenhuma a não ser a das lojas. É que nem livros úteis eu leio! Shame on me.

macaca disse...

Ao contrário da minha Tita optimista, tu estás a ser modesta, Rachelet! Pelo menos a do levantar cedo deve ser verdade, não?:)

Rachelet disse...

Bom, não sei se acordar às 9h é considerado cedo pelos padrões «normais» do 9-to-5... Mas hoje acordei cedo! Eram 8h20 e estava acordada!

macaca grava-por-cima disse...

Mas palpita-me que por "livros úteis" eles entendem o Pantagruel, ou as receitas da Filipa Vacondeus...

jonah disse...

AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH
AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH
AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH
AH AH AH AH AH

... pergunto-me se exitirá semelhante criatura!

macaca disse...

Como assim, momentU? Não estou a perceber, até parece que não nos conheces!

macaca bzana disse...

Os meninos andam a abusar um bocadinho, não? LOL Essa mulher existe?!!!
Achei estranho não ver lá: "que nos traga uma cerveja enquanto estamos a ver futebol" :)

Goldfish disse...

Nem sei por onde começar... Mas tenho que admitir que a graciosidade, o "dominar o (mau, presumo?) génio" e a indulgência tocaram-me no coração!

Sérgio Mak disse...

Mudam-se os tempos, mudam-se as faltas de vontade...

jonah disse...

neste momento há por aí muitos homens a suspirar e a maldizer a má sorte de terem nascido neste século.

Filipa P. disse...

Nah... Acho que estou em falta com tudo, não acerto uma... E no mesmo dia ter todas essas características é impossível, então se for num dia de neura lá se foi a amabilidade e a graciosidade. Mas acredito piamente que as macacas e a titã são todas assim ou melhores.

André disse...

Tudo junto?? Que enjoo...eh eh

Catarina P disse...

Eu cumpro todos, excepto aquele de "não andar sempre pelas lojas"...Tenham paciência!

Catarina P disse...

Eu cumpro todos, excepto aquele de "não andar sempre pelas lojas"...Tenham paciência!