segunda-feira, 3 de setembro de 2012

a vida em standby

Ultimamente tenho vivido atormentada com a questão: "será que vou voltar ao que era antes?/será que a minha vida vai voltar ao normal?". E se esta questão, à superfície, pode parecer simples - remetendo apenas para o plano do bem-estar físico devido a um problema de saúde, consequente cirurgia e processo de recuperação que actualmente atravesso - na realidade não é tão simples assim...

Nesse "antes", entre tantas outras coisas, havia uma rotina que me tranquilizava, havia um emprego que apesar de não ser perfeito me permitia fazer o que gosto sem grandes sobressaltos, havia menos limitações físicas (ainda que - tenho que acreditar! - estas sejam temporárias), havia uma relação muito mais despreocupada com o dinheiro, havia menos incerteza em relação ao futuro.

Neste momento, é como se a minha vida estivesse em standby. Como se alguém tivesse carregado no pause para um breve intervalo... Porém , tomando à letra as palavras de Mia Couto, provavelmente agora é que estou a viver de verdade, porque "a vida é a espera do que pode ser vivido". E, na verdade, nunca como agora esperei com tanta ansiedade o que aí vem para viver, ainda que inúmeros receios me invadam (eu também sou humana, tá?). O que me leva a concluir que se calhar o querer voltar ao que era antes não passa de medo e de insegurança. E que estas fases de transição são cruciais para evoluir, para crescer, para atribuir novos sentidos à vida.

E embora o "agora" possa estar cheio de desafios difíceis, mudanças imprevisíveis e de desconhecido... acho que já é tempo de voltar a carregar no play.

9 comentários:

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

Dear Monkey,
espero que recuperes mais depressa do que imaginavas! E que todos esses receios de desvaneçam!
Um grande beijinho e as melhoras! <3

macacagravaporcima disse...

obrigada! esta vai ser uma rentrée um bocadinho mais difícil que o habitual...

Melancia disse...

Pode nunca ser como antes, mas até pode ser melhor...

macaca grava-por-cima disse...

é esse o espírito melancia! ;-)

Rita C´est ma vie disse...

boa sorte e que tudo te corra bem!

Unknown disse...

You'll get by with a little help from your friends ;)

Mak, o Mau disse...

Que a pausa seja apenas o princípio de uma arracanda plena de vigor.

André disse...

Amiga...não há muitas palavras positivas que consiga dizer! Passei por isso tb e senti-me mal, confesso...

O certo é que haverá solução...não sabes qual, não a vês agora...mas HAVERÁ!

É preciso ânimo e gozar o tempo livre! ;)

beijos...

Ideiafix disse...

Beijinho.