quinta-feira, 29 de maio de 2014

dia da espiga

reza a lenda - da minha avó materna - que a minha mãe nasceu numa quinta-feira de espiga (também reza a lenda que a minha avó ia parindo a minha mãe na sanita da MAC...) anyway... pouco convencida com a história, há uns tempos resolvi googlar "29 de Maio de 1950" e descobri que a data corresponde a uma segunda-feira. desde então fartamo-nos de gozar com a avó a propósito deste tema. ela deve ter a sua lógica, quero acreditar... provavelmente, no dia em que saiu da maternidade é que era dia da espiga e aquilo marcou-a de alguma forma. (eu, por exemplo, sempre que vejo o bando de papagaios que anda à solta por Lisboa - não, não é um mito, eles existem mesmo! - associo-os sempre aos primeiros dias de ser mãe. isto porque os vi, pela primeira vez, precisamente naquele dia frio de Dezembro em estava à espera que me dessem alta da maternidade, com um Manel com 3 dias ao colo, à janela da enfermaria... chiça que este parêntesis já vai longo!). isto tudo pra dizer que hoje é dia da espiga. é quinta-feira de espiga e a minha mãe faz 64 anos. este ano tudo está um pouco cinzento (o tempo, a saúde...) e talvez por isso mesmo este ano o dia da espiga coincida com o teu aniversário, mãe. porque cada planta que forma o ramo de espiga representa algo que eu te desejo hoje e sempre: espiga (pão), malmequer (ouro e prata), papoila (amor e vida), oliveira (azeite e paz e luz), videira (vinho e alegria) e alecrim (saúde e força). adoro-te mãe. és uma inspiração e ao fim destes anos ainda consegues surpreender-me e isso é incrível.

Sem comentários: