quinta-feira, 23 de junho de 2016

MITO: "Depois de uma cesariana, não poderás ter um parto normal"

ERRADO.

E eu sou a prova viva disso.
Há cinco anos, depois de 12h de trabalho de parto, e de uma não-dilatação dilatação não conseguida, tive o meu primeiro filho por cesariana. No meu imaginário de mãe de primeira viagem tinha feito inúmeros cenários, mas o da cesariana nunca fora um deles (vá-se lá saber por quê... achava que se tinha tido uma gravidez santa,, por que razão não haveria de ter um parto dentro da "normalidade"?), pelo que não me encontrava minimamente mentalizada para tal... O que, obviamente não ajudou à recuperação no pós-parto.
Uma cesariana é uma operação "de barriga aberta". Deixa uma cicatriz que apesar de ficar escondida na linha do biquini, me incomodou durante algum tempo (fruto da falta de cuidado de quem tem um recém-nascido com quem se preocupar em 1º lugar)... Sei que ela está lá, com um quelóide feioso que ajuda a não esquecer. Ainda que a cicatriz seja o menor dos problemas na recuperação de uma cesariana.
Na consulta de revisão um mês após o Manel nascer, a minha médica fez questão de me dizer sem rodeios que, a tentar uma segunda gravidez, nada indicaria que teria que voltar a ter uma cesariana e relatou-me n casos de segundos partos vaginais em mulheres com cesarianas prévias.
Agarrei-me àquelas palavras. Com força.
Nesta segunda gravidez, comecei lentamente a acreditar que um parto normal seria possível. E assim foi... Depois de 18h de trabalho de parto (a "hora pequenina" é uma cena que a mim não me assiste!) tive o meu momento... apenas "ensombrado" por três palavras: "forceps" e "bloco operatório". Mais uma vez o pai a não poder assistir ao momento-chave, depois de tantas horas ao meu lado (tão importante!), o que desta vez me deixou ainda mais triste, porque a expulsão é realmente qualquer coisa de mágico, não haja dúvida.
Imediatamente a seguir, com a Maria nos meus braços, sentia-me tão eufórica e com tanta energia (boost de hormonas!) - apesar de tantas horas em trabalho de parto e das dores (para o final a epidural já não fez efeito como devia e até foi melhor assim para poder sentir as contrações e fazer a força no momento certo e com a força certa) -, nada, mas mesmo nada a ver com a sensação imediatamente a seguir à cesariana, em que me sentia como se tivesse sido atropelada por um comboio. 
Agradeci tanto e de forma tão sentida à médica que me acompanhou (Dra. Maria do Carmo, da MAC, se me está a ler MUITO OBRIGADA uma vez mais!) e a toda a equipa no bloco que até já brincavam comigo a perguntar se eu só sabia dizer obrigada! 
Claro que só podia agradecer - apesar de elas me quererem convencer que o trabalho tinha sido todo meu, que me tinha "portado muito bem", que "os forceps são só uma ajuda, não fazem o trabalho por nós" - e ainda hoje agradeço, de coração: à minha obstetra, Dra. Ana Fatela, que apesar de não estar de serviço passou no meu quarto para me dar um beijinho e dizer que eu estava muito bem entregue (a mais pura das verdades!), à Dra. Maria do Carmo, pela calma tranquilizadora, ao enfermeiro Vítor que me deixou andar em pé e tanto me ajudou com estratégias de combate à dor e de aproveitamento da dor para acelerar o trabalho de parto, à enfermeira Serras que com o seu pragmatismo de alentejana de gema desbloqueou a situação e encurtou o tempo de "sofrimento", a todos os restantes elementos da equipa, sem exceção! Até ao segurança que estava na porta da MAC no dia em que saímos da maternidade e se despediu com um "até à próxima" (brincalhão!)


1 comentário:

Melancia disse...

Que bom que sentiste essa alegria do momento da expulsão, é uma loucura de dor misturada com uma euforia que não se explica!! E, tal como tu, nunca, em momento nenhum da gravidez, equacionei que teria uma cesariana, como se fosse um dado adquirido e, nos dias antes do nascimento, esse era o meu maior medo. Somos seres estranhos.
Adorei frase do segurança.