sexta-feira, 14 de julho de 2017

hoje a Maria faz 18 meses

mas eu quero falar-vos do Manel, o meu bom gigante.


ele é cuidadoso, respeitador, tolerante, regista a educadora... e isso deixa-me a rebentar de orgulho, muito mais do que a "consolidação das competências necessárias", que obviamente também reconheço serem importantes, mas a verdade é que deposito grande parte das minhas fichas (ainda que de uma forma amplamente inconsciente) na educação para a empatia e no treino da inteligência emocional, porque a técnica - com a curiosidade que o carateriza - mais facilmente a adquirirá. 
para além disso, a grande (e feliz!) novidade é que o ensino básico vai sofrer alterações (para melhor!), nas quais se insere a já noticiada (e muito bem recebida!) alteração de mais tempo para brincar. Será que é desta que se começa definitivamente a caminhar para um ensino público adaptado (às crianças e professores) ao séc. XXI?

quanto a ela, aos 18 meses, é um pequeno furacão... tão diferente do irmão: afoita, decidida, despachada, sem medo de sujar as mãos, impulsiva, teimosa, refilona. 

não há dois filhos iguais. e também não há "educação de meninos" e "educação de meninas", no que aos valores nucleares diz respeito. porque tolerância, empatia, honestidade, bondade não têm género. mas também não são inatos, e por isso têm que ser treinados.

2 comentários:

Cátia Santos disse...

Que lindo menino!!!

Beijinhos para todos!

Melancia disse...

é esta, e somente esta, parte que eu procuro nas avaliações dos meus filhos. Tudo o resto, não deixando de ser importante, acaba por ser acessório.